Como Funciona o Marketing Digital para as Empresas

          

        A internet é a forma de propaganda de produtos e serviços que mais cresce na atualidade, e se tornou uma ferramenta indispensável para os negócios. Estabelecer a presença neste mundo, através do marketing digital, já deixou de ser uma opção para as empresas e se tornou uma necessidade, neste mercado tão competitivo.

       A Presença Digital ou Presença Online pode ser entendida, como o espaço que alguma empresa ou pessoa possuem no meio digital. Essa presença se representa, através das propriedades que essa pessoa ou empresa possui mais especificamente na internet. Essas propriedades podem ser descritas como registro de domínios, websites, perfis nas mais diversas mídias sociais, ou qualquer outro meio digital. A presença digital é o que garante a existência, o espaço e a credibilidade das empresas ou pessoas na internet.

      As empresas ou pessoas podem garantir essa Presença Digital através da geração de conteúdo em seus diversos canais digitais, como blogs, websites, perfis nas mídias sociais (como Facebook, Twitter, Slide Share, , Foursquare e até vídeos no YouTube), aplicativos e também de forma paga, através de banners, anúncios em guias ou qualquer outro conteúdo pago que seja publicado na internet.

        Gerando conteúdo as empresas ou pessoas podem garantir sua presença online e fortalecer cada vez mais sua credibilidade, assim como no mundo offline. Além disso, a presença online pode ser fortalecida ou prejudicada através de conteúdo gerado e divulgado por terceiros. A internet é um canal livre onde a informação circula de diversas maneiras e em uma velocidade nunca vista antes. Os conteúdos gerados por terceiro podem ser críticas, opiniões, elogios ou qualquer tipo de menção e expressão que é feito a respeito de uma empresa, marca ou pessoa. Às vezes, as empresas que não estão participando ativamente na internet podem ter sua presença digital prejudicada através das opiniões de outras pessoas.

         A Presença Digital é extremamente importante dentro do Marketing na Internet e, é o ponto de partida para qualquer outra ação de marketing digital, pois ela que vai definir o posicionamento da marca/pessoa dentro do mundo digital em relação ao seu público-alvo. Assim, as marcas/pessoas que desejam atuar com o marketing na internet devem primeiro definir bem sua presença digital, e essa presença deve ser estabelecida através da análise de onde seu público-alvo é mais presente e ativo. Por exemplo, se seu público-alvo participa ativamente de mídias sociais, elas podem ser um bom canal para fortalecer sua presença e se engajar com seus possíveis clientes.

Possibilidades para atuar no Marketing Digital:

          Você pode utilizar diversas páginas digitais ou canais para fortalecer sua Presença Digital.

  • Páginas Digitais: São os websites, blogs, hotsites, micro sites e portais. São o ponto de partida para você começar a trabalhar.
  • Anúncios e propagandas: A publicidade Online em websites de terceiros ajuda a divulgar sua presença online, fazendo com que sua empresa seja vista por milhares de internautas a cada dia.
  • Mídias Sociais: As mídias sociais são também uma boa maneira para consolidar sua presença digital.
  • A maioria dos usuários de internet possui algum perfil em alguma mídia social.
  • Conteúdo escrito, vídeos e imagens: Criar conteúdo escrito, vídeos e imagens para circulação na internet pode ser uma excelente maneira de fortalecer sua Empresa no mundo digital. Um bom exemplo é a criação de infográficos, que são imagens onde muita informação é disposta de maneira inteligente e objetiva. Os infográficos tendem a ter uma circulação muito rápida na rede. Vídeos também podem ser uma boa saída para que sua marca circule rapidamente na internet.
  •       Exemplos de Conteúdo Digital clique nestes: ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO - AUTO CENTERS - BATERIAS - BICICLETAS - MECÂNICAS DE CAMINHÃO - MECÂNICAS DE CARROS - EXTINTORES DE INCÊNDIO - FERRAGENS PRODUTOS DE BORRACHA - RETÍFICAS

      Essas possibilidades citadas acima são exemplos de como trabalhar a presença sob o controle da marca, pessoa ou empresa em questão.

Atue e fortaleça sua presença digital e obtenha melhores resultados na sua empresa!

         A internet é um lugar livre e muito grande para você ficar buscando manualmente o que estão falando da sua marca, e o conteúdo gerado por terceiros não deve ser simplesmente ignorado. Hoje o conteúdo de muitos blogs incluem críticas ou citações sobre marcas e Produtos. Existem diversas maneira, de monitorar o que estão falando sobre sua marca. O Google Alerts é um exemplo. Quando programando ele envia um e-mail com tudo o que foi publicado na internet sobre um tema que você definir. Para as mídias sociais existem diversos programas como o Netvibes que monitoram o que estão falando de você em tempo real. Independentemente do que estão falando, se estão falando bem ou mal, você deve atuar. Se alguém postar uma crítica ou reclamação de sua empresa, marca ou serviços. Atuar e resolver a crítica ou reclamação é sem dúvida a melhor saída e pode fortalecer ainda mais sua marca.